Defeitos na cadeia respiratória, são causas importantes nas doenças mitocondriais. Deficiências múltiplas, assim como as deficiências isoladas dos complexos I-IV tem sido descritas. A caracterização das miopatias mitocondriais por critério morfológico não é apropriado, por alguns motivos: anomalidades morfológicas não distinguem as diferentes miopatias mitocondriais, anomalidades morfológicas das mitondriais não são restritas á síndromes resultantes de erros primários no metabolismo mitocondrial e alterações morfológicas mitocondriais são escassas em paciente com erros definidos no metabolismo mitondrial, como a deficiência em carnitina pailmitol-trasnferase ou deficiência em desidrogenase piruvica. Um diagnóstico mais preciso pode ser feito, como a determinação das atividades enzimáticas mitocondriais no muscúlo esquelético, por meio da biópsia, além de permitir caracterizar os complexos enzimáticos deficientes (Pedroso, F C. Campello, A P. Werneck, L C, Kluppel M L W. Caracterização de miopatias mitocondriais através da avaliação das atividades enzimáticas envolvidas no metabolismo energético. Arq Neuropsiquiatr 1997;55(2):249-257).
Neste estudo foram determinadas as atvidades enzimáticas ligadas a cadeia respiratória: NADH desidrogenase, NADH citocromo c redutase, succinato citocromo c redutase, citocromo c oxidase, e as enzimas citrato sintase e succinato desidrogenase, do ciclo do ácido cítrico.
Neste estudo foram determinadas as atvidades enzimáticas ligadas a cadeia respiratória: NADH desidrogenase, NADH citocromo c redutase, succinato citocromo c redutase, citocromo c oxidase, e as enzimas citrato sintase e succinato desidrogenase, do ciclo do ácido cítrico.
Foram feitos testes com um grupo de pacientes em que havia suspeita de doença mitocondrial e com um grupo controle. Os dois grupos não apresentaram diferenças significativas nas atividades enzimaticas em função do sexo, idade e origem do musculo esquelético avaliado.
O metabolismo de cada paciente foi examinado com base em sua atividade enzimática.
Paciente EML, apresentou diminuição das enzimas NADH desidrogenase, NADH citocromo e redutase, succinato desidrogenase, succinato citocromo c redutase e citrato sintase, sendo normal a atividade do citocromo oxidase, comparada ao grupo controle. O que permite concluir deficiencia na cadeia respiratoria, nos complexos I e II. E a deficiência na atividade da enzima citrato sintase indica possiveis anormalidades no metabolismo oxidativo do ciclo do ácido cítrico.
Paciente EST, apresentou atividade enzimática diminuida em todas as enzimas testadas. O que sugere múltiplas deficiências da cadeia respiratória nos complexos I, II e IV. Sendo o grau de anormalidade nos complexos II e IV maior do que na I.
Paciente GFT, apresentou atividade enzimática diminuida em todas as enzimas testadas. Sendo a atividade da NADH citrocomo c redutase (complexo I e III) menor que a atividade da NADH desidrogenase (parte do complexo I), o que indica deficiência no complexo III. Os resultados também sugerem deficiência nos complexos I e IV.
Paciente JAS, apresentou atividade enzimática diminuida em todas as enzimas testadas. O que indicou sério comprometimento no metabolismo energético. E também um comprometimento nos complexos I, II e IV.
Paciente JNN, apresentou atividade enzimática diminuida em todas as enzimas testadas, menos na citocromo c oxidase. O que permite sugerir deficiências no complexo I e II.
Paciente JS, apresentou atividade enzimática diminuida em todas as enzimas testadas, a partir dos resultados ficou evidente um sério comprometimento da função mitocondrial desse paciente. O que permite sugerir comprometimento nos complexos I, II, III e IV.
Paciente LOL, apresentou atividade enzimática diminuida em todas as enzimas testadas. O que sugere deficiências mútiplas na cadeia respiratória, a nível dos complexos I, II, III, IV.
Paciente PPN, apresentou atividade enzimática diminuida em todas as enzimas testadas, a partir dos resultados ficou evidente um sério comprometimento da função mitocondrial desse paciente. O que permite sugerir comprometimento nos complexos I, II, III e IV.
Paciente RF apresentou atividade enzimática diminuida em todas as enzimas testadas, Sendo a atividade da NADH citrocomo c redutase (complexo I e III) menor que a atividade da NADH desidrogenase (parte do complexo I), o que indica deficiência no complexo III. Os resultados também sugerem deficiência nos complexos I, II e IV.
Paciente ZS, apresentou atividade diminuida nas enzimas: succinato desidrogenase e succinato citocromo c redutase, o que permite caracterizar deficiência isolada na cadeia respirátoria, a nível do complexo II. Sendo o único paciente em que a deficência se manteve restrita a um complexo respiratório, no qual anormalidades são menos frequentes.
O diagnóstico foi feito de acordo com a porcetagem da atividade enzimática diminuida em cada enzima, comparada com o grupo controle. Nos pacientes em que houve diminuição da atividade enzimática de todas as enzimas, a diferença na porcentagem dessa atividade enzimatica explica a diferença dos diagnósticos.
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/anp/v55n2/13.pdf
Gostaria de saber se ha quadro clinicos mais ou menos caracteristicos para cada ou todas enzimas compremetidas excepto as Kearns-Sayre
ResponderExcluir(oftalmoplegia externa crônica progressiva, degeneração retiniana, bloqueio cardíaco
e aumento de proteínas no líquido cefalorraquidiano) c/ ragged red fibers'
baixa estatura,sinais demenciais,surdez neurosensitiva,acidose láctica
2. MERRF ('myoclonus epilepsy
with ragged red fibers') (abalos mioclônicos, ataxia, astenia e convulsões),\
baixa estatura,sinais demenciais,surdez neurosensitiva,acidose láctica c/ ragged red fibers'
\
3.Melas ( miopatia,encefalopatia,acidose láctica,e sd like avc-vomitos,cegueira cortical,hemiparesias,hemianopsias subita
.baixa estatura,sinais demenciais,surdez neurosensitiva,acidose láctica com ragged red fibers'
quadros clinicos nao tem relaçao com o tipo de enzima comprometida? Esta é minha duvida . dr. Lari