sábado, 21 de novembro de 2015

A Coenzima Q10 como um tratamento às doenças mitocondriais

Quando um paciente recebe o diagnóstico de que possui alguma doença mitocondrial, é muito comum que o tratamento prescrito pelo médico seja a suplementação de Coenzima Q10, também conhecida com Ubiquinona. A relação dessa coenzima com o metabolismo e a produção de ATP, através da cadeia transportadora de elétrons, explica o porquê da Q10 ser um tipo de tratamento viável no caso de doenças relacionadas às mitocôndrias.

A Ubiquinona é uma coenzima (coenzima é qualquer molécula não proteica cuja associação com uma enzima é indispensável à sua atividade catalítica) de característica hidrofóbica, ou seja, solúvel em lipídeos, e muito pequena, o que torna possível a livre difusão na bicamada lipídica da membrana interna da mitocôndria.

Outra característica indispensável à CoQ é a capacidade de receber de um a dois elétrons ou prótons e transferi-los para outras moléculas, por isso a mesma desempenha um papel central em acoplar o fluxo de elétrons ao movimento de prótons durante a cadeia respiratória.

A ubiquinona pode aceitar um elétron para se tornar o radical semiquinona (*QH) ou dois elétrons para formar o ubiquinol (QH2), isso ocorre durante na cadeia transportadora de elétrons. A coenzima Q trabalha transferindo os elétrons dos complexos I e II para o III, durante esse transporte de elétrons ocorre uma transferência de prótons para o espaço intramembranar, o que aumenta o gradiente químico e elétrico que provoca ativação do complexo ATPsintase, produzindo energia. No vídeo abaixo temos uma melhor explicação para como ocorre o processo da cadeia respiratória (cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa).



*Observação: lembramos a vocês que o complexo II da cadeia transportadora de elétrons não é um complexo transmembrana!

Qualquer alteração, seja ela oriunda de aparecimento esporádico, por herança materna ou por herança mendeliana, que provoque alterações no bom funcionamento da mitocôndria, em geral parece interferir direta ou indiretamente nesse processo de produção de energia, e é por isso que os tecidos mais atingidos por doenças mitocôndrias são aqueles que possuem maior demanda energética, como por exemplo: cérebro, músculos, aparelho auditivo e aparelho ocular.

Em alguns casos o aparecimento de doenças mitocondriais tem relação direta com uma deficiência de ubiquinona, portanto, a suplementação dessa coenzima têm-se mostrado muito benéfica nessas condições, além de amenizar algumas outras doenças mitocondriais não provocadas diretamente pela deficiência de Q10. Mas ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre a relação dessa coenzima e o tratamento dessas doenças, de modo a oferecer um maior conforto e longevidade àqueles que possuem essa enfermidade.

Fontes:
Trabalho de Conclusão no Curso de Habilitação em Medicina Biomolecular, por Rogério Leal Santos. 30 de Janeiro de 2012.
E. Nasseh, Ibrahim et al. Doenças Mitocondriais. Rev. Neurociências 9(2): 60-69, 2001.
wikipedia.org/wiki/Coenzyme_Q10

Um comentário:

  1. O excelente medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma Depressão maior, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp .......... + 2347081986098 .

    ResponderExcluir