segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Entendendo a Mitocôndria

As mitocôndrias são organelas presentes nas células de praticamente todos os organismos eucarióticos. Cada mitocôndria é limitada por duas membranas altamente especializadas, a membrana externa e a membrana interna, formando dois compartimentos separados:


Espaço interno da matriz, circundada por uma membrana interna, geralmente retorcida, formando cristas e o seu interior contendo enzimas, ribossomos, grânulos e DNA próprio, sendo a membrana interna altamente especializada e contendo fosfolipídios e variedade de proteínas transportadoras;
Espaço intermembranas, localizada entre a membrana externa e a membrana interna, nesse compartimento há diversas enzimas que utilizam o ATP originado na matriz para fosforilar outros nucleotídeos. É o compartimento que realiza um papel importante na produção de ATP,  com funções vitais para suas atividades.
Função
 As mitocôndrias são muitas vezes comparadas com “usinas de forças” pois são responsáveis por converter a energia dos nutrientes em formas que podem ser utilizadas pelas células. Sua principal função é liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose, provindos da alimentação, produzindo ATP onde a energia é armazenada e usada pelas células para realizar sua atividades. Elas desempenham um papel importantíssimo no metabolismo celular, pois contribuem para a geração de energia, metabolismo intermediário, morte celular programada e também estão comprometidas em outros processos como o controle de crescimento celular, ciclo celular e sinalização celular.

Fontes:
ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. 2010. Biologia Molecular da Célula. 5ª Edição. Editora Artmed.
SILVERTHORN, Dee U.; Fisiologia Humana – Uma abordagem integrada. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2008.
MARIEB, Elaine N., HOEHN, Katja. Anatomia e fisiologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário